segunda-feira, 13 de junho de 2011

DO MUNDO AO BAIRRO E DO BAIRRO AO MUNDO.


DO MUNDO AO BAIRRO E DO BAIRRO AO MUNDO.

Mural de mapas:

DO MUNDO AO BAIRRO E DO BAIRRO AO MUNDO.
  
PRÁTICA DE ENSINO: CARTOGRAFIA ESCOLAR           
PROFESSOR Esp.: EDUARDO DE ALMEIDA CUNHA- dm2
ALUNOS (as):__________________________________________________

DO MUNDO AO BAIRRO E DO BAIRRO AO MUNDO: Raciocinando cartografia com análise dedutiva e indutiva.

EXERCÍCIOS

1º)Observando o planisfério do mapa mundi, respondam:



a)Quais os continentes da Terra?


b)Pinte o mapa mundi, sendo de:
·         Verde a América
·         Amarelo a África
·         Azul a Oceania
·         Marrom a Europa
·         Laranja a Ásia

c)Em qual continente está situado o Brasil?
_________________________



2º) Observe o mapa da América do Sul e responda:

a)Numere  o mapa de 1 a 13  e em seguida escreva ao lado os países e respectivas capitas sul-americanas:

                       

___________________-__________________
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________  
___________________-__________________
___________________-__________________    

b)Quais os países sul-americanos que não fazem fronteiras com o Brasil?

_________________, ___________________ e __________________________.

3º)Como o Brasil é atravessado pelo Equador e pelo Trópico de Capricórnio, podemos concluir que:
a)  Possui terras nos hemisférios norte e sul.
b) Possui terras nas zonas tropicais e temperada sul.
c)  A maior parte do território brasileiro encontra-se simultaneamente no hemisfério sul e na zona tropical.
d) Está parcialmente situado no hemisfério norte e na zona temperada sul.
e) Todas as afirmações estão corretas.

Obs: Faça a demonstração de sua resposta através de mapa.


4º) Observe abaixo os mapas do Brasil, um com as siglas dos estados e o outro sem as siglas e respondam:
         
                                                                                            
a)Copie as siglas dos respectivos estados do primeiro mapa no segundo?
b)Pinte o mapa 1 seguindo as sugestões de 1 a 5 e em seguida faça a legenda das regiões:
   1- Pintem de verde os estados da região nordeste;
   2- Pintem de azul os estados da região norte;
   3- Pintem de amarelo os estados da região centro-oeste;
   4- Pintem de rosa os estados da região sudeste;
   5- Pintem de laranja os estados da região sul.

c)Quais as regiões brasileiras que possui litoral?

__________________ ,__________________ , _­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________ e _____________________.

c)Quais os estados da região nordeste que possui litoral?
1-______________, 2-____________, 3- ____________, 4- ____________, 5- ____________, 6-             ____________, 7- ____________, 8- _____________ e  9-_____________.

d)O estado que moramos pertence a qual região  sub-região nordestina?
     ____________________ e ____________________.


5º)Observe os mapas e respondam:
a)Quem é maior o Brasil ou a Região Nordeste? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
b)Qual o objetivo desta representação?

_________________________________________________________________________________.



6º) Observe o fragmento poético e o mapa abaixo e respondam:

                      “... Vou-me embora, vou-me embora
                            Eu aqui fico mais não
                            Vou-me embora de Teresina-Piauí
                            Pra São Luís do Maranhão...”
                                                     dudumaranhense-dm2

a)Possivelmente o autor do poema nasceu em qual estado brasileiro?
________________________________

b)Qual rio é fronteira natural entre os dois estados citados no poema e que aparece no mapa?
   _______________________________.  

c)Quais os estados mostrados no mapa  que pertencem ao Meio-Norte?


7º)Observe o mapa do Maranhão dividido nas cinco grandes mesorregiões e respondam:
              
                
            
    a)Quais são essas messorregiões?
______________________________________________________________
    b)Em qual das messorregiões está localizado Caxias?
_________________________________________


8º)O mapa abaixo mostra os municípios numerados de 1 a 4  formadores da ilha de “Upaon-Açú”. Quais são eles, respectivamente?

1-___________________


2-___________________


3-___________________


4-___________________


9º)Numere e diga o nome dos municípios maranhenses mostrados no mapa abaixo:

1-___________________  
2-___________________
3-___________________
4-___________________    
5-___________________
6 -___________________
7 -___________________
8 -___________________


10º)Analise a Planta abaixo de uma parte de Caxias-MA e identifique o Bairro e as principais ruas?


                               FACILITADOR: Eduardo de Almeida – dudumaranhensedm2@gmail.com
                                                      

2 comentários:

  1. Projeto nota 10, com atividades desse tipo o ensino de geografia se torna mais prazerosa e a leitura do espaço em diferentes escalas é um desafio no processo ensino aprendizagem.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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