sábado, 10 de setembro de 2011

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


 
ENTREVISTA, PROFESSORES DOS COCAIS.







“Nós enquanto professores de Geografia temos que ser inovadores, criativos e dinâmicos em nossos métodos.”

Para Antonio Magno, graduado e especialista em geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), toda disciplina seja ela qual for tem seus méritos e sua importância no contexto histórico, social, político, econômico e cultural de uma sociedade.  Professor Antonio Magno leciona na zona rural de Caxias-MA no povoado de Buriti Corrente na U.I.M. Gentil Frazão “nossos alunos da zona rural apresenta muitas dificuldades principalmente na leitura e na escrita dificultando o nosso trabalho, por isso, precisamos usar de artimanhas nossos saberes e os saberes do educando “saber popular” para que juntos possamos nos conectar e atingir nossos objetivos na pratica de compreender o mundo geográfico.”
SOUSA, Antonio Magno Chagas de, 2011.



1 - A linguagem utilizada por você possibilita que o aluno compreenda os conteúdos ministrados?
ANTONIO MAGNO CHAGAS DE SOUSA Sim, até porque temos a certeza de que temos dois tipos de alunos: o que tem facilidade em entender os conteúdos e outros que tem dificuldades. Por isso,


enquanto professor-educador tem que ter habilidades para lhe dar com esses tipos de
alunos, procurando uma linguagem mais simples que possibilite o mesmo a compreende o assunto abordador na sala de aula.

2 – Por que muitos professores de geografia se sentem atormentados porque não conseguem aplicar o que eles aprendem na graduação?
Essa pergunta é muito relativa depende de cada educador e principalmente de cada instituição, por que nem sempre as instituições de graduações em nível de Licenciatura nos oferecem toda assistência que precisamos para podemos desenvolver um trabalho de qualidade no exercício da docência. A partir desse momento o  professor precisa aprender a desenvolver métodos que o possibilite situar-se em sala de aula.   

“não existe o professor nota 10, existe o educador que possui a excelência de tentar na medida do possível atender as respectivas e as ansiedades de seus educandos”.
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3 – Como a geografia, no seu ponto de vista, deve ser lecionada no Ensino Fundamental? 
Nesse contexto não basta necessariamente expor os conteúdos de forma direta ou simplesmente de maneira pratica e simplificada, pois a disciplina requer toda uma formalidade sobre o seu processo histórico, estrutural e social.   
4 – Para você como educador, o que é preciso ser feito para tornar a disciplina geografia sempre viva e interessante para os alunos?
Nós enquanto professores de Geografia temos que ser inovadores, criativos e dinâmicos em nossos métodos para que assim possamos criar uma interação entre os nossos alunos e a disciplina, despertando neles um prazer pela mesma. Mantendo dessa forma sempre o interesse pela disciplina.   
5 – Qual a sua opinião sobre os professores que não são geógrafos, mas que leciona a disciplina?
Temos que salientar que a mesma coisa acontece com o profissional de Geografia que leciona outra disciplina, pois é difícil tentar explicar aquilo que você não conhece e nem tem domínio. Independente de qualquer área sempre haverá esse problema principalmente falta de recursos, etc., pois cada uma tem suas particularidades e nesse caso temos quer conhecer todo o processo estrutural e histórico para não falarmos coisa por coisa.     
6 – Você concorda que disciplinas como a matemática, língua portuguesa e ciências, mereçam mais respaldo no contexto social, no que diz respeito a educação das crianças?
Toda disciplina seja ela qual for tem seus méritos e sua importância no contexto histórico, social, político, econômico e cultural de uma sociedade, haja vista, que todas contribuirão de forma marcante no processo de desenvolvimento da humanidade. Nessa perspectivas diria que a Historia, Geografia, Filosofia, Religião e outras, devem também esta inserida num contexto de grande importância para a formação básica do aluno. Se não fosse assim, cada órgão humano poderia desenvolver suas funções de forma isolada e não em conjunto.      
7 – Você poderia descrever como seria o professor de geografia com excelência, ou seja, o professor capaz de atender as necessidades do aluno?
É complicado descreve o professor perfeito, até porque somos sabedores que todos nós enquanto pessoas ou enquanto profissionais temos nossas limitações, eu diria que não existe o professor nota 10, aquele que supre toda as necessidades da turma, mais existe o educador que possui a excelência de tentar na medida do possível atender as respectivas e as ansiedades de seus educandos.
 8 – Como você explicaria dentro da área do ensino de geografia a seguinte frase “o ofício deve ser baseado no saber”.
É bem verdade que o ofício deve ser baseado no saber e para descobrir esse pilar fundamental o professor tendo como principal método sua experiência profissional, sendo que esse saber se adquire com o tempo e o passar do mesmo o aperfeiçoa, qualificando sua pratica docente.     
9 – para você, como e construído o conhecimento geográfico? Somente através dos conceitos, ou através da incitação a construção destes conceitos?
O conhecimento geográfico não depende somente dos conceitos chaves da Geografia ou da incitação a construção do mesmo, mais depende de todo um conjunto histórico adquirido ao longo do desenvolvimento do processo do acumulo de conhecimento da humanidade.

“É complicado descrever o professor perfeito, até porque somos sabedores que todos nós enquanto pessoas ou enquanto profissionais temos nossas limitações”.
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10 – O educador deve estar ciente de que não tem de terminar o ano letivo na última página do livro?
Sem dúvida, o livro didático não é e nunca deve ser o único suporte de apoio para o professor em sala de aula, mais deve ser um entres vários materiais didáticos que o mesmo deve usar no ambiente de aula.

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Orientação: Prof. Eduardo de Almeida Cunha
Ref. à disciplina Metodologia do Ensino de Geografia – CESC/UEMA, 2011.2 .
Alunos Participantes:
Kaline Cristina
Oséas Ribeiro
Hellen Hellidd
Phâmela Regina
Francisco do Nascimento
Jezonias Costa
Suzana Letícia

                                                        Bibliografia
Revista Escola. Você no rumo certoAno XXV N° 238 DEZ, 2010.




















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